Programa Incubadora Cultural

Com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Agentz Produções, de BH, lançou no começo de 2018, um edital com o Programa Incubadora Cultural, sendo que o projeto Patrimônio Jovem de Dores do Indaiá foi selecionado.
O objetivo principal é a educação patrimonial, buscando despertar nos jovens participantes do projeto um novo olhar sobre o local onde vivem, uma cidade com grande riqueza e diversidade cultural. Para efetivar esse processo de educação, foram apresentadas 3 oficinas, Arquitetura, História e Fotografia, que trataram de alguns patrimônios locais, previamente selecionados pela coordenação do projeto. Assim, estudando sobre a antiga estação ferroviária, os alunos conheciam sobre a história e a arquitetura da edificação e praticavam a fotografia, com um olhar mais crítico, com mais percepção. Cada oficina teve a duração de 10 horas-aula. Além dessas oficinas, o inventário de uma edificação foi feito, para que os jovens tomassem conhecimento sobre os relatórios que a Secretaria de Cultura encaminha anualmente ao IEPHA, para a manutenção do recebimento dos recursos do ICMS Cultural.
O projeto tem como empreendedora Sueli Santos e Cristina Sousa como produtora. O projeto ainda teve como um dos idealizadores Eduardo Valente.
Além do desenvolvimento do projeto em si, uma mostra cultural foi planejada para que os municípios envolvidos, Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá e Martinho Campos, pudessem ver os próprios trabalhos realizados, bem como conhecer um pouco do projeto dos outros municípios.
Para essa mostra, o Patrimônio Jovem entrou com a exposição fotográfica “Patrimônio em Foco”. Os alunos fizeram as fotos e os estandartes que as receberam. A mostra até agora já visitou Martinho Campos e Abaeté, e também foi exibida em Dores, restando apenas à visita a Bom Despacho.
A equipe do Patrimônio Jovem é composta por Sueli Santos, empreendedora cultural, responsável pelo projeto; Maria Cristina Sousa, produtora cultural e professora de História; Cecília Sá, professora de Fotografia; Liliane Coelho, professora de Arquitetura e João Paulo Noronha, encarregado de Logística.

Outros Projetos
Outros projetos – Dentre os outros projetos selecionados, o projeto “Ler é (re)inventar o munto”, de Marismene Gonzaga e Cristiane Salles, teve impacto direto sobre Dores do Indaiá, uma vez que trouxe à cidade a premiada escritora Stella Maris Rezende. Stella Maris, com seus mais de 50 livros publicados, vencedora de 4 prêmios Jabuti de literatura infanto-juvenil, visitou a cidade e se apresentou no Indaiá Clube, com a presença de mais de 300 pessoas.
O Patrimônio Jovem de Dores do Indaiá tem o apoio da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá nas pessoas da Secretária Municipal de Educação, Flávia Rodrigues, do subsecretário de Cultura, Eduardo Valente e do prefeito Ronaldo Costa que dão todo o apoio necessário para a participação na mostra.