Prefeitura dá início ao Levantamento dos Documentos Históricos e Culturais do Município

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Lazer, Esporte, Cultura e Turismo, preocupadas com a situação dos documentos históricos municipais deu início ao levantamento dos Documentos de interesse Histórico e Culturais para que posteriormente seja realizada sua conservação, restauração e organização.

Será realizada a prestação de serviços de organização, conservação e digitalização de documentos históricos de Dores do Indaiá seguindo os padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

O serviço será realizado nos documentos cartoriais da Comarca de Dores do Indaiá, por fazer parte do patrimônio histórico do município, nos documentos da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, que estão na Casa de Cultura e incluem documentos desde o século XIX, nos Documentos Eclesiásticos da Paróquia Nossa Senhora das Dores que consistem em livros de registros de nascimento/batismo, casamentos e óbitos. Foram selecionados os arquivos mais antigos da Capela se São Sebastião nos séculos XVIII e XIX e no Livro clipping de grande formato pertencente à Escola Estadual Francisco Campos que contem fotografias, notícias, desenhos, documentos manuscritos e datiloscritos e plantas que contam a história da instituição e do município.

A empresa contratada ficará responsável pelo trabalho de ordenação, inventário, digitalização e coordenação das ações de preservação. A empresa também ministrará um treinamento técnico, além de capacitação de mão-de-obra para execução dos serviços de higienização e conservação preventiva (preservação) a equipe que será formada por técnicos e/ou estagiários da Prefeitura.

Os documentos fazem parte do patrimônio histórico do município, que já criou e aprovou o Regimento Interno do Arquivo Púbico de Dores do Indaiá. Ainda não há um lugar apropriado para instalação do arquivo será feita a organização preliminar, um inventário para dar acesso e a melhoria das condições de guarda do acervo.

O intuito é que o município tenha seus documentos resguardados e que possam ser objeto de pesquisa para historiadores e pesquisadores assim como para a população que queira saber mais sobre personagens dorenses e ou seus antecessores.