Reunião do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário

A Técnica em Meio-ambiente da cidade de Dores do Indaiá, Maria Cristina, esteve na cidade de Pitangui, nessa sexta-feira (20/07), para participar da reunião do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (CIAS).
Participaram da reunião prefeitos, secretários e servidores municipais, representando os 36 municípios. O deputado federal, Newton Cardoso Júnior também esteve presente e reiterou o apoio ao CIAS e aos prefeitos.
Na pauta estava em discussão a aquisição do terreno adquirido pelo CIAS para implantação do Aterro Sanitário, que já está registrado em nome do consórcio. Foi colocado em pauta que as reuniões acontecerão nas cidades consorciadas para dar mais oportunidade de participação a todos.
O CIAS é composto pelos municípios de Abaeté, Araújos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Florestal, Iguatama, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, Serra da Saudade e Tapiraí.
O Consórcio contempla a construção de dois (2) aterros sanitários, em Nova Serrana (Fazenda Cantagalo) e Quartel Geral, e seis (6) estações de transbordo, em Biquinhas, Bom Despacho, Luz, Martinho Campos, Papagaios e Perdigão. O objetivo é dar disposição final ao lixo, evitar danos, riscos à saúde pública e a segurança dos cidadãos, além de amenizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente.
A entidade estuda também apoiar os municípios na implantação do sistema de coleta seletiva e reciclagem do lixo.

O CIAS
O consórcio tem a finalidade de implantar, implementar, desenvolver um conjunto de ações e serviços de Aterro Sanitário de abrangência microrregional, observados os preceitos que regem a legislação vigente as técnicas mais adequadas. Possibilita celebrar contratos e convênios com entes consorciados, assim como adquirir bens, estrutura e equipamentos. Contratar serviços e executar obras para o uso compartilhado dos entes consorciados, entre outros.