» Departamento Municipal de Cultura e Turismo realiza a primeira reunião para a criação da Associação das Folias de Reis de Dores do Indaiá

Postado em 02 de agosto de 2017

No dia 21 de julho foi a realizada pelo Departamento de Cultura e Turismo a primeira reunião para a criação da Associação das Folias de Reis de Dores do Indaiá e o primeiro encontro de Folias de Reis em Dores do Indaiá que será realizada no final do ano de 2017 com a participação das Folias de Dores do Indaiá e região.

"As Folias de Minas foram registradas como patrimônio cultural de Minas Gerais, no dia 06 de janeiro de 2017. Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.
A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro." retirado do site do IEPHA.

Eduardo Valente

Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Dores do Indaiá