» Novembro Azul - Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata

Postado em 30 de novembro de 2017

Novembro Azul – Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata

publicado por Poupafarma | 4 de novembro de 2016

A exemplo do Outubro Rosa, promovido todo mês de outubro para a prevenção do câncer de mama e marcado pela cor rosa, a cada ano o Novembro Azul vem se consolidando como a maior campanha de prevenção ao câncer de próstata no Brasil, simbolizada pela cor azul, presente em iluminações de prédios, monumentos e locais públicos.

Novembro Azul começou a ser promovido através do Instituto Lado a Lado pela Vida, que desde 2008 tem se dedicado a tratar questões relacionadas a quebra de paradigmas em relação a ida do homem ao médico e a importância da realização de exames preventivos.

Sobre o Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Sintomas do Câncer de Próstata

Na fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

• A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
  • Dificuldade na passagem da urina.
  • Dificuldade de interromper o ato de urinar.
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
  • Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
  • Necessidade de urinar imediatamente.
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
  • Problemas em conseguir ou manter a ereção.
  • Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
  • Dor durante a passagem da urina.
  • Dor quando ejacula.
  • Dor nos testículos.
  • Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.
  • Sangramento pela uretra.

Câncer de próstata avançado

Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, é importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo para observar sintomas repentinos e alterações. Assim, podem procurar um médico para tirar dúvidas, buscar orientação e tratamento adequado.

Fatores de risco

Sabe-se pouco sobre a maioria dos fatores de risco em relação ao câncer de próstata. O importante é saber que quanto mais no início for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo.

Os fatores mais conhecidos são:

• IDADE – A incidência de casos e mortalidade aumentam a partir dos 50 anos. Homens a partir dos 45 anos também devem fazer exames, se fizerem parte do grupo de risco.
  • HEREDITARIEDADE – O histórico familiar é outro fator importante. Se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de desenvolver a doença aumenta.
  • ALIMENTAÇÃO & HÁBITOS – Homens acima do peso e aqueles que fazem abuso do consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e cigarro também tem mais chances de contrair a doença.
  • COR DE PELE – Mais casos da doença foram diagnosticados em homens negros.

Prevenção

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas quando diagnosticado precocemente, há 90% de chances de cura. Por isso a realização de exames preventivos e periódicos são a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sabe-se que adotar um estilo de vida saudável é crucial para aumentar a sobrevida, incluindo uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Um dos exames preventivos mais importantes é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

Então participe, compartilhe. O combate ao câncer de próstata é todos os dias.

E o mais importante: Procure um urologista e previna-se!

Fonte: www.ladoaladopelavida.org.br / Portal da UrologiaImagem relacionada