» ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO- ARBORIZAÇÃO

Postado em 21 de novembro de 2017

ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

Prezados, ao longo dos últimos meses a Secretaria de Obras, Transporte e Meio

Ambiente, através do Departamento de Meio Ambiente, vem promovendo várias adequações na arborização das vias públicas do município. Essas ações visam adequar a arborização urbana como as normas estabelecidas pela literatura. Muitas das vezes essa adequação passa pela supressão da vegetação existente, mas não sem antes avaliação e aprovação do CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO -CMMASB.

Dentre as ações podemos citar como as de maior impacto para a população, a supressão das árvores na Avenida Dr Di, a substituição de algumas árvores na Avenida Jonas Pires, e o problema da Avenida Magalhães Pinto.

Na Avenida Dr Di houve a supressão de várias árvores devido a existência de uma tubulação de água para abastecimento da população passando por baixo do canteiro central e próximo a superfície. A retirada foi necessária uma vez que as raízes dessas árvores estavam provocando ou provocariam danos a referida tubulação, prejudicando o abastecimento público e causando prejuízo à população.

Na Avenida Jonas Pires, será feito a substituição de cerca de 62 árvores, uma vez que estas árvores ou estão em processo de senescência, ou estão doentes, o que as deixam com grande risco de queda, podendo provocar sérios danos a integridade das pessoas que ali transitam e prejuízos materiais à população do entorno. Existe ainda nessa avenida árvores que não são adequadas ao plantio em vias públicas. Dentre elas citamos a Jaqueira (Jaca) onde a árvore pode atingir mais de 20 metros de altura e os frutos quenascem diretamente no tronco e nos galhos mais grossos, podem atingir um peso superior a 10 kg. A retirada se justifica, pois a queda dos galhos ou dos frutos podem causar um sério acidente, tanto atingindo uma pessoa que transita na avenida quanto um veículo em movimento. Na Avenida Magalhães Pinto, haverá um Audiência Pública para discutirmos a questão da Iluminação Pública do local e a alternativa para sanarmos esse problema.

Lembro ainda que todas as árvores que estão sendo substituídas foram plantadas a vários anos, sem um estudo de implantação e viabilidade adequados, e que os problemas decorrentes desses plantios estão aparecendo agora, e estamos corrigindo-os de acordo com a legislação da melhor forma e provocando o menor dano possível,

Sem mais,

MARIA CRISTINA DE SOUSA                                                                        ISAAC  ALVES TONACO

Técnica Ambiental                                                                                             CREA 14907 -3