Praça do Rosário, 268 - Dores do Indaiá/MG
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contato@doresdoindaia.mg.gov.br
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A atual Administração Pública do Município de Dores do Indaiá – MG, na pessoa do Prefeito Ronaldo Antônio Zica da Costa, vem por meio deste comunicado trazer informações à população dorense sobre a iluminação pública da nossa cidade.
O Poder Executivo encaminhou à Câmara Projeto de Lei de sua autoria com o fim de conseguir autorização para que o Município de Dores do Indaiá possa contratar operações de crédito com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A – BDMG.
Com a aprovação pela Câmara, o dinheiro do financiamento será destinado ao custeio de obras de iluminação pública, aspirando por benefícios à população dorense, dentre eles mais segurança, infraestrutura nas vias públicas e economia aos cofres municipais, o que garante melhor aproveitamento de verbas públicas em prol da população.
Pretende-se, com o financiamento, fazer a troca das antigas lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED, o que tornará as ruas da cidade mais iluminadas, aumentando a segurança, melhorando a acessibilidade, estimulando o comércio e trazendo mais qualidade de vida aos moradores.
A luz branca possibilita, além da segurança, uma economia de dinheiro público, que, conforme estudos, estima-se entre 40% e 60%.
O nosso gasto mensal atual com a iluminação da rede pública gira em torno de R$52.352,50, além do valor de R$9.624,35 gasto com a iluminação das praças municipais, o que soma mais de R$60.000,00 por mês, sendo que as trocas pretendidas gerarão um desconto mensal de média R$30.000,00.
Importante também trazer ao conhecimento de todos que apesar de estar o Município assumindo compromisso de pagamento de parcelas futuras, para próximo mandato, o Município firmou acordo, por meio da AMM – Associação Mineira dos Municípios – para recebimento de repasses atrasados pelo Estado.
Hoje, o Estado de Minas Gerais deve ao Município o valor de R$5.132.99091 (cinco milhões, cento e trinta e dois mil, novecentos e noventa reais e noventa e um centavos), tendo sido feito acordo para recebimento de parte deste valor de forma parcelada.
Grande parte deste valor será recebido pelo Município em parcelas pagas após o ano de 2020.
De acordo com o parcelamento, serão pagas 20 prestações no valor de R$73.097,62 CADA, dentre o período de 30 de janeiro de 2021 a 30 de setembro de 2022, o que soma quase um milhão e meio de reais.
Assim, as 20 parcelas do acordo somadas à economia de até 60% gerada pela troca das lâmpadas são mais que suficientes para o pagamento das prestações assumidas pelo financiamento pretendido, restando em prol da população todos os benefícios adquiridos com uma iluminação pública mais moderna, segura e eficaz em favor dos cidadãos dorenses.
Por fim, esta Gestão manifesta-se, para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos, à inteira disposição da população de nossa cidade.
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