• Praça do Rosário, 268 - Dores do Indaiá/MG

  • contato@doresdoindaia.mg.gov.br

  • esic

Notícias

Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local divulga a relação de Projetos Premiados


Em sua 2ª edição na região do Centro-Oeste, a Mostra da Diversidade Cultural, iniciativa que integra o programa ArcelorMittal Forma e Transforma, seleciona 14 projetos socioculturais para receber prêmio e ações formativas, fortalecendo a cultura local

Com objetivo de promover e potencializar iniciativas locais, o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local acontece nas cidades de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral, no Centro-Oeste mineiro. Ao todo, foram inscritas 28 iniciativas das quais 14 foram selecionadas para receber premiações de 2 a 10 mil reais, além de formações nos temas: Gestão, Comunicação e Produção Artística. Os projetos contemplados serão acompanhados e apresentarão o resultado dos trabalhos na Mostra da Diversidade Cultural, prevista para março de 2020.

Os projetos inscritos transitam pelas mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como música, teatro e saberes tradicionais e representam a riqueza cultural local do Centro-Oeste mineiro. Após primeira análise das propostas, a Comissão encarregada da seleção se reuniu com os pré-selecionados para conhecer melhor cada iniciativa. A ocasião foi oportuna para que os proponentes apresentassem e defendessem seus projetos.

O Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local busca fomentar iniciativas socioculturais das comunidades, colaborando para o fortalecimento do patrimônio cultural. Por isso, no intuito de contemplar o maior número de iniciativas, a comissão selecionou 14 projetos para premiação, quatro a mais do que o previsto inicialmente, além de cinco suplentes.

Segue a lista de projetos selecionados e seus respectivos prêmios:

Resultado da Seleção – Região Centro- Oeste

Situação

Cidade

Nome completo:

Nome do projeto ou iniciativa:

Valor aprovado

Selecionado

Abaeté

Henrique Silva

Universo Lúdico - Brincadeiras da nossa infância

7 mil

Selecionado

Abaeté

Lais Francielle Costa Lima

Formação Cultural e a Arte em Movimento

7 mil

Selecionado

Abaeté

Marcio Felix Cavalcanti

Tributo ao Renato Andrade-Do violino à Viola Caipira

7 mil

Selecionado

Bom Despacho

Claudio de Farias Santiago

Gastronomia de Comunidade

10 mil

Selecionado

Bom Despacho

Lucas de Freitas Santos

Melodias de Nossa Gente

10 mil

Selecionado

Bom Despacho

Mateus Couto Batista

Arte e Transformação

10 mil

Selecionado

Dores do Indaiá

Rosângela Alvares Caetano

I Festival de Música e Poesia Fausto Alvares Bernardes

8 mil

Selecionado

Dores do Indaiá

Sueli Santos

Patrimônio Jovem - Ano II

10 mil

Selecionado

Martinho Campos

Associação Cultural Violeiros da Abadia - ACVA

Associação Cultural Violeiros da Abadia – ACVA

10 mil

Selecionado

Martinho Campos

Deusdedit Francisco Rosa

O Palhaço no Interior do Interior II - Homenageando o Palhaço Vai ou Racha

4 mil

Selecionado

Martinho Campos

Lira Santa Cecilia de Martinho Campos

Projeto Banda na Praça

8 mil

Selecionado

Martinho Campos

Marcus Vinicius Teixeira Silva

Fotografia de Rua - Registro Histórico do Cotidiano

8 mil

Selecionado

Quartel Geral

Jeferson Silas Gomes Dos Santos

Companhia de Dança e ginástica mista afrodescendente

8 mil

Selecionado

Quartel Geral

Maria Aparecida Rocha Andrade

Projeto horto e horta /reciclagem, para um amanhã melhor

2 mil

Suplente

Abaeté

Valquiria Aparecida Leite

Capoeira Sol Nascente

-

Suplente

Bom Despacho

Antonio Marcos do Couto

Garimpando Minas

-

Suplente

Bom Despacho

Antônio Rafael Soares Filho

DVD Carinhoso - O Trenzinho da Alegria

-

Suplente

Bom Despacho

Associação Coral Voz e Vida de Bom Despacho

Cantares de Minas

-

Suplente

Martinho Campos

Rafael Augusto Silva Fernandes Campos

A masmorra dos contos tortos

-

 

Marcelo Santos, da equipe de coordenação do projeto, destaca a importância da iniciativa e a qualidade dos projetos: “nessa segunda edição fica perceptível a evolução dos projetos, tanto na quantidade de inscrições no edital, quanto na qualidade das propostas. Os coletivos estão mais consolidados e muitos dos que participaram da edição anterior já se organizaram para dar continuidade às ações, o que demonstra o desenvolvimento profissional dos agentes culturais das comunidades. Esta edição tem a música como destaque que está presente nos violeiros, nas bandas de música, nos resgates mais eruditos, nas cantigas de roda, no folclore, revelando a preponderância dessa área na região, mas não deixando de contemplar iniciativas de outros segmentos. Apostamos que a continuidade do programa contribui direta e decisivamente aos processos de desenvolvimento local”.  

Marcos Daniel, Gerente de RH BP da ArcelorMittal BioFlorestas e Andrade, reforça o compromisso da empresa em colaborar com o desenvolvimento local, por meio do apoio às iniciativas do município “A ArcelorMittal reconhece a  cultura como importante fator de transformação social e sabe da riqueza existente no Vale do Jequitinhonha. Investir nas iniciativas locais é colaborar não só para a preservação do patrimônio cultural das cidades, mas também para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos”.

Promovida pela ArcelorMittal, a Mostra da Diversidade Cultural é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal. A iniciativa integra o programa ArcelorMittal Forma e Transforma e é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os parceiros e apoiadores locais são as Prefeituras Municipais de cada cidade.

Sobre o ArcelorMittal Forma e Transforma – O programa ArcelorMittal Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento cultural local, beneficiando as comunidades vizinhas onde a ArcelorMittal está presente. A empresa promove há mais de uma década iniciativas de formação, tendo a cultura como eixo de trabalho.

Sobre a ArcelorMittal – Patrocinadora do Prêmio Cultura e Desenvolvimento, a ArcelorMittal BioFlorestas atua no plantio de florestas renováveis de eucalipto, gerando carvão vegetal para a produção de aço. Integra o grupo ArcelorMittal, líder de aço e mineração do mundo. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição.

Magna Valadares

Analista Investimento Social e Relações Institucionais ArcelorMittal BioFlorestas

magna.sales@arcelormittal.com.br

Carol D'Alessandro

Assessoria de Comunicação do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local

31 99131-9321

caroldalessandro@gmail.com

 

 

 

O site da Prefeitura de Dores do Indaiá - MG usa cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com a nossa Política de Cookies, Privacidade e Termos de Uso.