• Praça do Rosário, 268 - Dores do Indaiá/MG

  • contato@doresdoindaia.mg.gov.br

  • esic

Notícias

Fatos relacionados à migração da educação infantil à Escola Dr. Zacarias


A Gestão Pública Municipal, através da Secretaria de Educação, diante de rumores inverídicos, vem diante da população dorense esclarecer fatos relacionados à migração da educação infantil à Escola Dr. Zacarias e expressar os motivos ensejadores da decisão de redirecionamento deste nível de ensino da rede municipal para um único prédio.

SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE UNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Temos, no âmbito Municipal, o Plano Decenal de Educação, que visa o cumprimento de metas, diretrizes e estratégias em prol da qualidade de ensino e atendimento das necessidades regionais em consonância com o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

São 19 metas a serem cumpridas, sendo a META Nº 1, a UNIFICAÇÃO pela Prefeitura de toda a educação infantil em um único lugar, para crianças de 0 a 5 anos. 

Isso já acontece em inumeras cidades do Brasil e também da região, como Quartel Geral e Estrela do Indaiá, que já atendem toda a educação infantil junto à Pró-Infância – CEMEI.

O Município, de acordo com o plano decenal, precisa cumprir a meta com urgência, visando não perder recursos públicos destinados à EDUCAÇÃO do nosso Município. Sim, a manutenção dos repasses na proporção de hoje está condicionada ao cumprimento de tal meta.

PONTOS POSITIVOS DA UNIFICAÇÃO EM PROL DOS ALUNOS

A migração, além disso, mostra inúmeros pontos positivos aos alunos, dentre eles o aumento de apoio e melhor direcionamento pedagógico, socialização entre as crianças, convivência entre alunos da mesma faixa etária, além de dispor o prédio da antiga Escola Estadual de uma quadra de esportes coberta, dependências maiores, mais arejadas e uma sala de recursos para atendimento de alunos especiais totalmente equipada.

Além disso, o prédio possui perfeitas condições de acolhimento das crianças, sendo que mais adequações, como a instalação de rampas de acesso, por exemplo, terão início de imediato, objetivando sempre o melhor atendimento aos alunos da rede municipal.

Quanto à menção às escadas do prédio, cumpre reafirmar que a segurança dos alunos será sempre preservada pela gestão, sendo que a direção e corpo docente da escola receberão as crianças no portão lateral, evitando o acesso diário às escadas, além de acompanhar os alunos até as salas e permitir o acesso dos respectivos genitores ou responsáveis que queiram adentrar às dependências da escola. 

Lembrando que com um bom planejamento e muito comprometimento é possível alcançar melhores resultados em prol dos alunos da rede de ensino pública municipal.

REABERTURA DA ESCOLA DR. ZACARIAS E ACOLHIMENTO DOS ALUNOS PELO MUNICÍPIO

Cumpre esclarecer que o fechamento da Escola Estadual Dr. Zacarias se deu por iniciativa exclusiva do Governo do Estado de Minas Gerais.

Diante do pronunciamento do fechamento, houve um clamor imenso de toda a população dorense para que o executivo Municipal se movimentasse em prol do não fechamento da escola e todos os esforços junto ao Governo do Estado foram em vão.

O Executivo Municipal, buscando atender aos anseios da população, qual seja, evitar o fechamento da Escola e consequente abandono de um prédio carregado de história e tradição, preservando a existência da unidade de ensino mais antiga de Dores do Indaiá que, com 97 anos, foi infelizmente extinta por decisão exclusiva do Estado, solicitou a cessão do prédio ao Município.

A unificação do ensino infantil na Escola Municipal Zacarias deve ser vista como uma conquista e não um empecilho. Conseguimos, ao mesmo tempo, a salvação de uma história e a criação de uma escola que será totalmente especializada na educação infantil, que é o sonho de muitas cidades e famílias, pois a educação de forma especializada e individualizada é muito melhor e mais proveitosa para os alunos, que terão o convívio com crianças de idades aproximadas, além de termos todo o atendimento voltado para as idades apropriadas.

É necessário, por fim, desmistificar a informação de que se trata de um projeto provisório, com finalidade de garantir apenas as instalações do Prédio – informações que não condizem com a verdade.

A meta está sendo cumprida para trazer melhorias à rede de ensino municipal e no que depender do Município, terá continuidade a longo prazo.

A Secretaria de Educação reforça que está à disposição para esclarecer dúvidas e tratar sobre o assunto

O site da Prefeitura de Dores do Indaiá - MG usa cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com a nossa Política de Cookies, Privacidade e Termos de Uso.