• Praça do Rosário, 268 - Dores do Indaiá/MG

  • contato@doresdoindaia.mg.gov.br

  • esic

Notícias

Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre a proliferação de caramujos


                      Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre a proliferação de caramujos

O caramujo africano (Achatina fulica) é um molusco que apresenta alta capacidade de reprodução, sobem e descem muros, deslocando-se no meio urbano com o objetivo de encontrar um local para aterrar seus ovos. Possuem hábitos noturnos ou durante e logo após as chuvas. Durante o dia, eles se escondem para se proteger do sol.  Se alimentam de diversos tipos de plantas, principalmente ornamentais.

Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que tome alguns cuidados básicos para evitar sua proliferação, como a limpeza de lotes, terrenos baldios e arredores, evitar o acúmulo de lixo e entulhos, além de manter o quintal o mais arejado possível, visto que os caramujos encontram alimentos, água e abrigo para a reprodução em lugares úmidos e sombreados.

Além dos cuidados preventivos, a população deve tomar providências ao encontrar o caramujo através da catação manual com as mãos protegidas com luvas ou sacos plásticos, descartar e eliminar corretamente após triturar a carapaça pois a casca do caramujo pode servir de criadouros de dengue. O descarte é através de enterrar as carcaças e os ovos, se encontrados, e jogar cal acima para desinfecção.

Os agentes de combate às endemias são profissionais indicados para a realização da captura destes moluscos, sua destinação correta e orientações técnicas pontuais, por isso solicite o auxílio destes profissionais quando necessário pelo telefone (37) 3551-2609.

O uso de pesticidas não é recomendado em função da alta toxicidade dessas substâncias.

As doenças causadas pelo caramujo africano são a angiostrongilíase abdominal e meningite eosinofílica. A transmissão de ambas ocorre pela ingestão de caramujos crus ou mal cozidos infectados ou verduras e outros produtos alimentares contaminados. Os alimentos que entraram em contato com caramujos devem ser desinfetados com solução de água sanitária da seguinte forma:

- Lavar bem em água corrente

- Colocar de molho por trinta minutos em uma solução de água com água sanitária (01 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água)

- Lavar novamente em água corrente

Crianças costumam ser curiosas, então é importante ter cuidado com elas porque, pois podem colocar o caramujo na mão e depois colocar a mão na boca.

 

Fonte: Coleta realizada em Dores do Indaiá dia 08/02/2022.

 

 

 

Referência:

 http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/caramujos-podem-transmitir-doencas/

O site da Prefeitura de Dores do Indaiá - MG usa cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com a nossa Política de Cookies, Privacidade e Termos de Uso.